DIFERENÇA ENTRE VALOR E PREÇO E O MERCADO IMOBILIÁRIO ACTUAL

Este artigo pretende desmistificar a razão pela qual as notícias sobre o mercado imobiliário têm uma tendência à terça e à quinta-feira e outra tendência nos outros dias da semana. 😊

Como se explica a diferença entre o que se passa na realidade do mercado imobiliário e o que nos é transmitido pela comunicação social?
A diferença assenta fundamentalmente numa deficiente interpretação dos dados que são difundidos e publicados pelas várias entidades que monitorizam o sector imobiliário.

Importa em primeiro lugar explicar a diferença entre Valor e Preço pois é onde na maioria dos casos este tema se torna confuso, quer na informação que recebemos através dos meios de comunicação social, quer na interpretação dessa informação. Estando mais atentos às palavras que são utilizadas e dependendo do rigor com que as mesmas são utilizadas, acompanhemos as palavras “Valor” e “Preço”
Baseado em métodos mais ou menos rigorosos e fiáveis, como Estudos de Mercado, Análises Comerciais ou Avaliações, Custos de Produção, Margens Comerciais, etc., é determinado um Valor para colocar um bem (imóvel) em venda. É preciso definir uma ordem de grandeza pela qual o bem (imóvel) deverá ser colocado no mercado por forma a atrair o comprador certo. A essa ordem de grandeza, chama-se Valor. Para a determinação desse valor, muitas vezes é tida em linha de conta, a expectativa estabelecida pelas necessidades e desejos de quem vende esse bem (lucro para satisfazer desejos e necessidades).
Não há certo nem errado nesta filosofia para determinar um Valor, mas é nesta fase que muitas vezes se cometem erros que comprometem o cumprimento de objectivos dentro de um espaço de tempo razoável.

Com a venda do bem (momento da transação) é determinado então o seu Preço (ordem de grandeza que alguém se dispôs a pagar pelo bem). Com o acordo das partes envolvidas na compra e venda, é determinado o Preço a que a transação é efectivamente realizada, terminando o efeito Valor. Simplificando, podemos dizer que o Preço é o real valor do bem no momento da sua transação.
A diferença entre os dois é o que se apelida como margem de negociação, desconto comercial, ajustamento de valor/preço.

Em que estádio de mercado estamos?
Neste momento, apesar dos indicadores referentes à média nacional, apresentarem ainda crescimento ligeiramente positivo (dados referentes aos 3 últimos meses), o comportamento do mercado em algumas zonas especificas do País, já não comporta mais aumentos e regista pela primeira vez nos últimos 6 anos, uma descida dos Preços. Apesar do mercado já dar sinais de ter atingido um máximo histórico e entrar agora numa fase de ajustamento (após um pico é natural que se verifique uma ligeira redução), não é previsível que os Preços sofram uma queda abrupta e acentuada, como é adiantado por muitos analistas e especialistas de outras áreas.
A elevada procura de imóveis para o segmento familiar e a sua escassez de oferta em determinadas localizações, mantém os Preços fortes, mas sem subidas em relação aos períodos homólogos.

No nosso entendimento, os Preços não vão continuar a subir, vão manter-se ou descer ligeiramente, verificando-se uma estabilização dos mesmos e nos próximos meses o mercado não vai absorver os imóveis que mantiveram Valores acima dos Preços que já foram agora atingidos.

Resumindo, pensamos que os Valores (estimativas de venda) podem ainda subir devido à falta de clareza em relação a este tema, no entanto os Preços provavelmente irão manter-se ou descer.

Existem ainda outras análises sobre o mercado imobiliário que são, na nossa opinião, erradas e que iremos partilhar consigo noutros artigos.
Esperamos ter contribuído para tornar este tema mais claro.

Continua com dúvidas? Diga-nos e entraremos em contacto consigo para ajudar a esclarecer melhor.

Quem é que conhece que neste momento necessite de ajuda para determinar o Valor de um imóvel?
– Partilhe este artigo, pode ser que dessa forma a ajude
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Obrigada!

Nota: É claro que não nos é possível garantir o que irá acontecer no futuro, fruto do que não controlamos como a economia, a política e as decisões que outras pessoas possam tomar. Apenas controlamos o que podemos pensar, fazer e dizer, com base na nossa experiência, resultados e rigor na análise e interpretação dos dados de mercado a que temos acesso, de modo a ajudar as pessoas que connosco se cruzam a ultrapassar os seus desafios e atingir o seus objectivos.

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